Escrito por: Trevor Lloyd-Jones, Gestor de Conteúdo

Um relatório sobre as tendências emergentes no mercado global de seguros automotivos incluiu a telemetria entres seus três principais influenciadores para os próximos quatro anos. Junto com o crescimento das análises avançadas para combater as fraudes e a inovação em forma de produtos complementares de seguro, espera-se que ela apresente crescimento e ganhe influência significativa entre 2016 e 2020.

O relatório mostra como a popularidade da telemetria está crescendo, tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, como o Brasil e a Índia, demonstrando a escala global do impacto dessa tecnologia. As seguradoras também começaram a oferecer apólices de telemetria para uma maior variedade de motoristas, já que os benefícios para elas e para os clientes estão se tornando mais claros com os avanços tecnológicos e hardwares mais baratos.

A telemetria pode ser usada não somente para monitorar o comportamento dos motoristas para avaliar o risco e, portanto, precificar o seguro com mais precisão, como mostra o relatório, como também os dados geoespaciais auxiliam a polícia a rastrear veículos roubados. Outro benefício é capturar informações detalhadas sobre as colisões que, cada vez mais, são usadas como evidência em acidentes inventados e casos de reclamação fraudulenta de sinistro para dano pessoal ou conserto do veículo.

As seguradoras também têm a oportunidade de usar os dados para orientar os motoristas sobre maneiras com as quais poderiam melhorar sua condução de forma a reduzirem o preço do seu seguro e tornar ruas e estradas mais seguras. Algumas delas, como a Co-op Insurance, a AA e a Tesco Car Insurance with Drive +Reward começaram a oferecer recompensas para condução mais seguras, na forma de pontos ou descontos na apólice. E espera-se que esse conceito ganhe força.

Muitas seguradoras estão enfrentando dificuldades para construir a interface necessária para se comunicar com seus clientes. É aí que a LexisNexis, pode ajudar.

Os pesquisadores preveem um futuro onde as principais seguradoras formarão novas parcerias com fornecedores de serviço de análises para extrair valor de todos os dados, acelerar processos de pagamento e melhorar a satisfação do cliente até o ano 2020. Outros pontos que atualmente incentivam o mercado de automóveis são os aplicativos e complementos, como serviços de guincho, assistência de combustível em rodovias, reparos realizados na hora e no local e seguradoras garantindo o valor segurado declarado de um veículo.

Portanto, considerando tudo isso, é fácil entender como a telemetria se encaixa aos novos serviços com relação à oferta e sua influência crescente no mercado automobilístico como um todo.

Os dados de telemetria podem aprimorar a precificação e aumentar a satisfação e lealdade do cliente. Ainda estamos nas fases iniciais da telemetria. Nunca, nenhum outro produto de seguro ofereceu um nível tão granular de informações de risco e, ao mesmo tempo, oportunidades para interação e informação do cliente durante toda a duração da apólice.

Publicar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *