O que o avanço do Covid-19 e o seguro Auto têm em comum? Algum palpite? Sim, eles têm algo em comum.

A resposta a essa pergunta agrega uma nova maneira de ver tanto as epidemias quanto o seguro de automóveis. Ambos têm sido abordados com o auxílio da geoestatística, um método que usa informações geográficas para caracterizar uma situação ou um problema.

No caso da Covid-19, pesquisadores têm realizado estudos de geoestatística para analisar o avanço da doença: o vírus teria efeitos diferentes conforme a região? Há correlação de casos com a localidade, com mais infectados em determinada área? Estudos geoestatísticos estabelecem um foco central e o raio de intensidade e efeitos daquele determinado evento.

Há inúmeros outros casos em que a geoestatística agrega informações relevantes e valor à análise. Por exemplo, em um determinado município a polícia deseja investigar se há algum padrão espacial na distribuição de roubos. Os roubos que ocorrem em determinadas áreas estão correlacionados com as características econômicas destas áreas? Com quais delas? Lojistas desejam usar dados socioeconômicos para avaliar áreas de uma determinada população e decidir se abrem novas lojas. Como classificar tais áreas?

Outro exemplo real: nos Estados Unidos, na Filadélfia, foi feito um estudo, usando a geoestatística, para analisar em profundidade a ocorrência de acidentes de carro fatais. Foram colocados sobre um mapa da cidade os dados dos acidentes, como hora e local, e a distribuição das licenças para venda de álcool. O resultado: o estudo mostrou com precisão que a maioria dos desastres com vítima fatais ocorria ao redor dos bares. Assim, foi criado um excelente instrumento também para guiar políticas públicas de combate ao problema.

Na área do seguro Auto, a geoestatística está acelerando uma tendência que já se observa há alguns anos na indústria: cada vez mais, aos dados relativos aos motoristas somam-se outras informações que ajudam a dimensionar riscos com mais precisão. Somente os dados de indivíduos não permitem captar componentes aleatórios que existem nas diferentes regiões de uma cidade, estado ou país.

Além do seguro Auto

O uso da geoestatística trouxe grandes inovações aos seguros de bens em geral, incluindo os automóveis. A técnica permite combinar uma gama imensa de dados que antes eram tratados de forma compartimentada e linear. Com a geoestatistica é possível compreender a distribuição espacial dos dados.

Líder mundial no desenvolvimento de scores para o mercado segurador, a LexisNexis Risk Solutions criou várias soluções, usando a geoestatística, para chegar a uma pontuação única que reflete com precisão o risco da operação que a seguradora está prestes a realizar. As soluções de score da LexisNexis® estão disponíveis em mais de 100 países – e agora também no Brasil.

Após um minucioso trabalho de identificação e aquisição de dados relevantes em todas as regiões do país, a LexisNexis Risk Solutions criou uma plataforma 100% nacional para servir de base a seu mais novo produto de pontuação: o Score de Riscos & Atributos – Localização.

O Score de Localização pode ser usado para qualquer seguro, e não apenas para automóveis. Para a seguradora, basta consultar a plataforma: é só entrar com os dados da subscrição para receber, como resposta, uma nota com o risco daquela localização. Maior a nota, menor o risco.

Sistema modular via internet

Usando a metodologia e o know-how internacional da LexisNexis Risk Solutions, o Score de Localização foi adaptado para atender às necessidades do mercado brasileiro. O produto opera como uma API (Application Programming Interface) modular, integrada ao ambiente da seguradora e compatível com qualquer sistema via internet. No Brasil, onde atua desde 2015, a LexisNexis® Risk Solutions também conta com recursos externos, como a possibilidade de usar imagens de satélites para dados climáticos e intempéries.

Na equipe brasileira, trabalham seis cientistas de dados com extensa experiência na área de seguros, prontos para apoiar as seguradoras na implementação e uso das nossas soluções.

O Score de Localização é uma ferramenta poderosa para ajudar as seguradoras, que vêm sofrendo enorme pressão do mercado, a gerenciar melhor os riscos e, assim,  oferecer preços mais competitivos.

Para saber mais sobre o Score de Riscos & Atributos – Localização, visite nosso site.

Se você quiser mais informações sobre nossos produtos, por favor preencha este formulário e nossa equipe de Client Engagement entrará em contato.

Publicar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *